quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RESENHA: Princesa Mecânica, de Cassandra Clare


Título original: Clockwork Princess
Autora: Cassandra Clare
Ano de lançamento: 2013
Editora: Record
Nota: 4/5

"Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo."

A resenha de hoje é do livro Princesa Mecânica, lançado recentemente pela Record. Esse livro é o final da trilogia As Peças Infernais, escrita por Cassandra Clare - que também escreveu a famosa coleção Os Instrumentos Mortais. Ambas coleções se passam no mesmo mundo, ou seja, um mundo com anjos, demônios, vampiros, bruxos, fadas, entre outras criaturas sobrenaturais. No entanto, a história acontece em Londres, em meados do século XIX. Eu pessoalmente, gosto mais dessa coleção do que da outra, tanto com relação aos personagens, quanto ao próprio enredo. Recomendo a leitura dela, então se não leu, leia a coleção,  mas não leia essa resenha porque vão ter spoilers dos primeiros dois livros.

No início do livro,  a Tessa está noiva do Jem, enquanto Will, livre de sua maldição, está reprimindo seus sentimentos para a alegria do seu parabatai. Mas, mais importante que isso, o Magistrado está se fortalecendo e em segredo então não tem como saber contra o que eles estão lutando precisamente. Além disso, os outros nephilim não os apoiam na luta contra o Magistrado porque o Cônsul está indo contra eles por ter medo da Charlotte tomar seu lugar. Além disso, as origens de Tessa tentam ser desvendadas durante toda a obra, gerando um novo conflito. E a doença de Jem piora cada vez mais, além do yin fen que ele tinha acabar. Outros conflitos importante é a relação dos irmãos Lightwood com as pessoas do instituto, que se desenvolve e a chegada e adaptação da irmã do Will no instituto.

Então, já deu pra perceber que muita coisa acontece no livro né? Mas apesar de muitos acontecimentos e a mudança de ponto de vista, que ocorre com frequência, o livro não fica confuso. Por isso o livro é um pouco maior (minha versão é em inglês, mas tem mais de 500 páginas), mas não é chato. Também, além da história ser super completa e cheia de reviravoltas, os personagens são muito apaixonantes. O Jem é simplesmente perfeito da sua maneira fofa, e o Will com seu sarcasmo constante é apaixonante. Juro que não sabia como a autora ia conseguir resolver esse triangulo amoroso. Mas ela conseguiu de maneira brilhante. 

Acontecem muitas coisas inesperadas durante todo o livro e os diferentes conflitos fazem com que você não queira largar o livro hora nenhuma. Cassandra escreveu esse livro de maneira brilhante. O único motivo de não ser 5 estrelas é porque apesar de tudo é sim mais uma história que você lê para passar o tempo e gosta muito, no entanto, pelo menos pra mim, não é um livro super marcante igual um cinco estrelas deve ser. Não é o melhor livro do mundo, mas é muito bom e eu recomendo a leitura da coleção toda.

Até a próxima postagem!
Letícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário