quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RESENHA: Insurgente, de Veronica Roth


Título original: Insurgent
Autora: Veronica Roth
Ano de lançamento: 2013
Editora: Rocco
Nota: 4/5

"Em Insurgente, segundo volume da bem-sucedida série de distopia que conquistou os fãs de Jogos Vorazes e alcançou o primeiro lugar na disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama e a própria vida enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor."

AVISO: PODE CONTER SPOILERS

A resenha de hoje é sobre o livro Insurgente, segundo livro da trilogia Divergente, de Veronica Roth. A história se passa num futuro distante, no qual a sociedade está dividida em cinco grupos – referidos como facções –, que tem diferentes virtudes como base. Os livros contam a história de Tris, uma garota de 16 anos que não se encaixa em nenhum grupo por ser apta a vários.

Nesse livro, após a destruição da sua facção escolhida, a Audácia, ser destruída, Tris procura abrigo e ajuda em outras facções. Isso faz com que ela conheça mais sobre elas e a situação pela qual elas estão passando após a guerra que acontece no primeiro.  Mas nesse processo ela também se conhece melhor e entende mais sobre sua divergência. Além disso sua relação com Quatro é posta a prova a medida que inúmeros problemas acontecem. E tudo isso se intensifica quando ela descobre que Marcus esconde um grande segredo que envolve o motivo da morte de seus pais.

Eu não esperava muito do livro já que tinha visto algumas criticas negativas antes mesmo de ser lançado no Brasil, então não li logo que saiu. Não estava tão ansiosa para lê-lo, mas como eu estava errada. 

Apesar de não ter lido muito rápido, o livro é muito bom e me surpreendeu em diversas partes. Ele consegue manter a qualidade do primeiro (é até melhor na minha opinião) e trazer novos acontecimentos o tempo todo. Apesar de aprofundar na relação da Tris com o Quatro, o livro continua cheio de aventuras. Alguns momentos realmente me surpreenderam pois nunca imaginaria que tais coisas poderiam acontecer. 

Gostei muito e mal posso esperar pela sequencia, Allegiant (ainda sem tradução para o português) que lança nos EUA no fim de outubro. O livro será traduzido pela Rocco e ainda não tem previsão de lançamento. 


Recomendo pra todos que gostem de aventuras adolescentes ou distopias. Os livros já lançados são muito bons e o terceiro também parece ser. Até a próxima.



Lets.


Nenhum comentário:

Postar um comentário