quarta-feira, 9 de outubro de 2013

RESENHA: Anna e o Beijo Francês, de Stephanie Perkins


Título original: Anna and the French Kiss
Autora: Stephanie Perkins
Ano de lançamento: 2011
Editora: Novo Conceito
Nota: 4/5

"Isso é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs - ou qualquer nome que dão a estes - em cada esquina...
Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz!
A cidade mais romântica do mundo!"

Já tinha ouvido falarem muito bem sobre o livro mas, como não sou grande fã de romances, mal tinha considerado a leitura. Há um tempo atrás, porém, minha tia pareceu ignorar completamente tal fato e me deu Lola e o Garoto da Casa ao Lado de presente. Eu gostei da sinopse e minha amiga me disse que era parte de uma série, o segundo. Como pensei que fosse sequência, resolvi deixar de lado até ter lido o primeiro, então, na Bienal do Livro desse ano, comprei Anna e o Beijo Francês.

No livro, a personagem principal, Anna Oliphant, é obrigada pelos seus pais (uma mulher comum e um escritor de romances à la Nicholas Sparks - me corrijam se estiver errada) a se mudar para a França, para terminar seus estudos em um colégio para americanos. Mas ela não quer sair de Atlanta, não quer deixar sua melhor amiga Bridge, seu irmão mais novo Sean ou seu quase namorado Toph (podem esperar bastante lamentação por conta disso).

Logo no seu primeiro dia na SOAP (School of America in Paris), ela conhece Meredith, que vive no quarto ao lado em seu dormitório, e Étienne St. Clair, que faz parte do grupo de amigos da garota. O livro não fala sobre as dificuldades de adaptação de Anna (o que é bem legal, levando em conta que grande parte dos YAs tem isso), e em pouco tempo ela já se acostuma com o lugar e as pessoas, fica amiga dos amigos de Meredith e até arrisca seu francês.

A medida que a história avança, ela se aproxima de St. Clair (e se você já leu/viu/ouviu algo sobre o livro, sabe que ele é considerado um garoto perfeito na maioria das vezes), mas ele já tem uma namorada e apesar do que sente, ela tenta se manter afastada. Será que vai dar certo?

O livro é bem leve e rápido de se ler. Ultimamente eu não tenho conseguido ler muito e mesmo assim li em um dia (dizem que eu leio rápido demais, mas nesse caso é verdade). Gostei de verdade do livro, da história e das personagens criadas por Stephanie Perkins. Aceitei um pouco mais o fato de que livros com foco romântico não são de todo mal e conheci um pouco mais sobre a França. Não vou ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado agora por que já tenho vários livros que pretendo ler antes mas, sim, vou ler (e provavelmente resenhar!). 

Para quem tiver interesse, a autora criou uma playlist para o livro no 8tracks:


É isso, espero que tenham gostado! Quem já leu comente o que achou, e quem não leu diga se pretende ler. Vejo vocês em breve.

Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário