terça-feira, 1 de outubro de 2013

RESENHA: Correr ou Morrer, de James Dashner



Título Original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Ano de Lançamento: 2010
Editora: V&R
Nota: 4/5

"Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.


Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito."


Correr ou Morrer se inicia com Thomas, um garoto que não se lembra de nada a seu respeito além do nome, que acorda em um elevador que julga estar subindo. Depois de algum tempo, o elevador para, se abre, e Thomas se vê cercado por garotos; garotos que chamam o elevador de Caixa, o lugar onde se encontram de Clareira e também não sabem sobre suas vidas ou o por quê de estarem ali. 

A Clareira nada mais é do que um grande espaço aberto cercado por imensos muros, com portas que se abrem durante o dia e se fecham durante a noite. Mas isso muda quando uma garota chega. As portas não se fecham mais, e a mensagem que trouxe quando saiu da Caixa só torna tudo mais misterioso.

O que mais me atraiu em The Maze Runner foi o fato de não ser uma série de romance. Não é segredo pra ninguém que eu não gosto tanto de coisas melosas, o que me complica, já que hoje em dia quase tudo o que se lê tem pelo menos um casal água-com-açúcar. Em The Maze Runner isso não acontece, o foco é totalmente direcionado às descobertas dos personagens, e o romance presente ali é mínimo. 

O livro tem um público alvo masculino, mas tem atraído a atenção de muitas garotas. Acho isso bem legal, ajuda a aumentar a diversidade de leitura das pessoas. A escrita de James Dashner é incrível e ele consegue sustentar cenas de ação e suspense muito bem. Ainda não li os outros volumes da série, mas pretendo ler.

Pra quem não sabe, Correr ou Morrer vai ganhar uma adaptação cinematográfica prevista para 2014. Se já leram, o que acharam e o que esperam do filme?

Até a próxima postagem,

Laura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário