quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RESENHA: Garota Exemplar, de Gillian Flynn


Título original: Gone Girl                                  
Autor: Gillian Flynn
Ano de publicação: 2013
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5 
"Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?"

Honestamente, se eu visse Garota Exemplar em uma livraria, sem conhecê-lo, eu não compraria. Não é o tipo de livro que eu gosto... Eu, na verdade, conheci ele, em uma turnê que a Intrínseca fez para divulgar os livros de lançamento, e, assim que ele foi explicado, fiquei com uma curiosidade imensa com relação a história. Além disso, já tinha ouvido falar bem do livro, então comprei ele na primeira oportunidade que tive.

O livro tem como foco um casal cuja esposa, Amy, desaparece na manhã do seu 5º aniversário de casamento. Todos as evidências apontam Nick, seu marido, como culpado, porém ele jura não ter feito nada. Ao longo do livro você vai conhecendo mais sobre o casamento dos dois e sobre a personalidade de cada um dos personagens, e o leitor descobre que o casamento deles, supostamente perfeito, era péssimo e cheio de segredos.

 A narração é alternada, um capítulo narrado por Nick e o outro por Amy - no caso, como ela está desparecida, é por um diário que ela mantinha, então mostra o casamento deles desde o inicio. O diferencial do livro, é justamente tal narração porque os narradores se contradizem o tempo todo, deixando a escolha do leitor em quem acreditar. Além disso, há informações inéditas o tempo todo, fazendo sua opinião mudar constantemente, além de reviravoltas e surpresas, coisa que o livro também tem, e muitas.

O livro leva o leitor a várias conclusões precipitadas e confusões de pensamento, além de fazer ele reavaliar sua noção de um bom casamento e de conhecer as pessoas ao seu redor. Além disso também faz muita referencia à mentiras e meias verdades que são contadas em relacionamentos que são de confiança, desde um casamento até a relação entre irmãos. Esse livro difere muito das minhas leituras usuais, mas mesmo assim me chocou e eu me apaixonei pela história porque ela realmente envolve o leitor e você não quer parar de ler até entender tudo que aconteceu.

Sem dúvida merece 5 estrelinhas pelo conteúdo e pela ótima escrita da autora que prende o leitor por 200% da obra.

Até a próxima resenha,

Lets.


Nenhum comentário:

Postar um comentário