quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ADAPTAÇÃO: Em Chamas (Jogos Vorazes #2)


Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Como todos vocês e mais alguns já sabem, dia 15 saiu a adaptação de Em Chamas no cinema (só no Brasil, suck it gringos).  Assim que lançou eu fui ver porque além dos trailers serem ótimos, eu sou muito fã da coleção. E posso te garantir que o filme não desaponta.

Dirigido por Francis Lawrence, Em Chamas é um filme que tem um bom timing, conseguindo prender o espectador na história sem o deixar confuso. Os dois momentos que tem no filme (a turnê e os jogos) são bem feitos e parecidos com o livro. Confesso que estava ansiosa pra parte da arena mas mesmo assim a parte anterior foi ótima. A atuação foi maravilhosa, os atores entraram no personagem magnificamente e colocaram muita emoção no filme.

Houveram sim algumas mudanças, como o fato do Gale levar chibatadas por outro motivo (em vez da caça é porque ajudou pessoas que eram ilegais), e retiraram algumas cenas, como os pacificadores arrumando a cerca e o encontro de Katniss com pessoas fugindo para o Distrito 13. No entanto isso é mais do que normal para uma adaptação, porque cortes são necessários. Mesmo com esses poucos cortes o filme tem duas horas e meia, imagina se não cortassem nada. Esse tempo no entanto, nem parece ser tanto de tanto que o filme envolve quem vê.

Os efeitos especiais e a reprodução do cenário foram impecavelmente feitos. Todo mundo que eu conheço que viu, gostou, seja a pessoa fã, ou alguém que nem leu a série. As informações principais foram mantidas e reconectadas de maneira que o filme fosse fiel e mesmo assim um bom filme. Em Chamas é, com certeza, um ótimo exemplo de adaptação. Sem dúvida vou ver de novo.

E vocês o que acharam? Comentem aqui embaixo!

Até a próxima,

Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário